Em uma sociedade cada vez mais conectada, um item cada vez mais “presente no cardápio” dos restaurantes é o Wi-Fi.
Se o conceito do restaurante envolve oferecer um espaço para que o cliente fique bastante tempo, essa ferramenta se torna ainda mais importante por ser uma comodidade.
Mas não se trata apenas disso, oferecer internet aos consumidores é uma grande oportunidade para atrair clientes e alavancar as vendas. Quer saber como? Confira as dicas que reunimos sobre como ter mais resultados com o Wi-Fi do seu restaurante.
1 – Os benefícios de ter Wi-Fi no restaurante
De acordo com um estudo feito pela startup Semsenha, 68% dos clientes aceitariam ver anúncios em troca de acesso gratuito à Internet. Você pode aproveitar essa vantagem fazer acordos de publicidade, como oferta de pacotes em sites como Groupon ou vender outros produtos do restaurante.
A mesma pesquisa também aponta um dado que mostra como a sociedade tem se tornado cada vez mais conectada: 40% dos clientes responderam que deixaram de ir a restaurantes pelo fato que não haver Wi-Fi grátis.
Confira alguns benefícios de oferecer Wi-Fi no restaurante para os clientes:
– Custo relativamente baixo;
– Rápida instalação e ocupação de pouco espaço;
– Agrega valor e um grande diferencial ao seu restaurante, especialmente se na região não há nenhum outro estabelecimento que ofereça Wi-Fi;
– Você poderá acompanhar, em tempo real, o comportamento dos clientes nas mídias sociais e mensurar a popularidade do seu estabelecimento.
2 – Tipos de serviço Wi-Fi para restaurantes
Existem alguns tipos de serviço Wi-Fi comuns em restaurantes, cuja variação acontece principalmente no formato de acesso:
Wi-Fi grátis: o acesso à Internet é aberto, ou seja, nada é solicitado ao cliente, além da senha.
Pesquisa: para se conectar à Internet do restaurante, o cliente precisa preencher uma pesquisa rápida, fornecendo algumas informações que irão para um banco de dados.
Wi-Fi social: esse é um tipo muito comum em bares, lanchonetes, restaurantes e praças de alimentação de shoppings. O usuário precisa visitar a página do restaurante nas mídias sociais do restaurante para poder se conectar, sendo necessário fazer check-in no local.
Vinculado: permite o acesso à Internet por meio da inserção de um código que é fornecido ao cliente, geralmente quando ele começa a consumir. O código pode valer somente para aquela ocasião, e quando o cliente voltar ao local e consumir, ele recebe um novo código.
Com anúncio: o cliente precisa ver uma propaganda para poder ter acesso à conexão. Essa prática é conhecida como
retargeting.
Pago: prática mais rara nos restaurantes, o cliente precisa pagar um valor para se conectar ao Wi-Fi.
3 – Utilize o Wi-Fi ajuda a identificar os clientes do restaurante
Para criar campanhas de marketing eficientes e com alto retorno para o seu restaurante, é essencial conhecer o cliente.
Com o acesso do Wi-Fi, é comum que o cliente tenha que fornecer algum dado, como seu perfil de mídia social, e-mail ou compartilhar a localização, e com essas informações estratégicas, é possível montar um banco de dados.
Dessa forma, o restaurante consegue traçar o perfil de cliente que tem frequentado o local, além de poder medir melhor quais horários de maior pico.
O Wi-Fi também possibilita medir qual o grau de fidelização dos clientes.
Com base nessas e outras informações relevantes, você terá mais condições para traçar estratégias de vendas mais personalizadas e adequadas ao seu público.
Você pode também utilizar esses dados para enviar e-mail marketing com ofertas, para oferecer convites para aniversários e happy hours.
4 – O Wi-Fi aumenta o engajamento dos clientes nas mídias sociais
É muito comum que o cliente tenha que acessar o perfil do estabelecimento no Facebook ao solicitar o acesso à Internet. Isso, por si só, já aumenta consideravelmente a quantidade de acessos na pagina do local.
Convide os clientes que desejarem acessar o Wi-Fi a curtirem a página do seu restaurante no
Facebook e fazerem check-in. Além de engajar os clientes na página, eles passarão a ter acesso às ofertas, promoções, sorteios e outros conteúdos interessantes da casa.
5 – Clientes que utilizam Wi-Fi nos restaurantes gastam mais
Especialistas apontam que 62% dos clientes permanecem por mais tempo nos restaurantes que oferecem Internet gratuita do que nos locais que não dispõem.
Metade dos consumidores afirma que gastam mais dinheiro nesses locais para passar mais tempo em decorrência do acesso à Internet.
Esse tempo prolongado de permanência é uma grande possibilidade para alavancar as vendas. Em outras palavras, para continuar conectado o cliente está mais disposto a consumir e mais receptivo a ofertas.
Dessa forma, instrua a equipe de atendimento do restaurante a captarem as necessidades do cliente e a oferecer as melhores combinações do cardápio.
6 – Trabalhar com Wi-Fi estimula os clientes a promover seu restaurante gratuitamente
Estar em um restaurante é um momento que pode ser único, especialmente ao lado dos amigos e família.
É muito comum que clientes tirem fotografias dos pratos, sobremesas e bebidas que estão consumindo – e geralmente postam boa parte desses registros nas mídias sociais.
Há também os que gostam de fazer selfies com os amigos ou a família, além de fazerem check-in no local – que estará visível para todos os contatos dos seus perfis nas mídias sociais.
Hoje com a popularização dos Stories, também já é comum que os consumidores façam vídeos curtos, especialmente se o local possui alguma atração artística.
Tudo isso é propaganda gratuita para o seu restaurante, estimulada pelo simples acesso dos clientes à Internet gratuita no local. Isso acontece porque é comum que pessoas queiram economizar no pacote de dados ou não dispõem de sinal da operadora que utilizam no momento do registro.
O restaurante pode estimular esses compartilhamentos por meio de promoções que premiam os clientes com descontos, vouchers, brindes ou algum item do cardápio, como uma sobremesa ou bebida.
São muitas oportunidades, não é mesmo? Ao instalar o serviço de Wi-Fi, certifique-se de que ele atenda à demanda da casa, bem como a parte operacional.
No que diz respeito à segurança, o especialista em restaurantes Matheus Lessa recomenda que o restaurante deve separar o Wi-Fi para o acesso dos clientes e outro restrito aos funcionários. Isso evita a exposição de dados do restaurante a pessoas que queiram burlar o sistema.
Além de um bom serviço de Wi-Fi, um cardápio bem elaborado com uma design profissional pode trazer resultados surpreendentes para as suas vendas. Veja alguns cases de sucesso
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