Não é de hoje que muitos estabelecimentos se unem a instituições sem fins lucrativos a fim de apoiar causas sociais e, com isso, obter alguns benefícios para o próprio negócio, como a dedução nos impostos. Mas será que vale a pena inserir o seu restaurante nesse contexto?
A resposta obviamente é sim, afinal quando se fala de ajudar o próximo através de ações sociais, por menores que sejam, nem há o que se pensar. Mas, antes de tudo, é preciso que você reflita sobre alguns pontos, como os que falaremos a seguir.
Trabalhando a filantropia em seu restaurante
Se o assunto é filantropia, dificilmente haverá um empresário que não pense na dedução de impostos antes de qualquer outra coisa. Porém há outros pontos que devem ser considerados, como:
OS BENEFÍCIOS QUE VÃO ALÉM DA DEDUÇÃO DE IMPOSTOS
Os benefícios que as ações sociais apresentam vão muito além da dedução de impostos, refletindo diretamente no seu
marketing para restaurante. Afinal, tais ações não deixam de ser uma forma de atrair olhares e consequentemente clientes para o seu negócio, por isso é preciso trabalhá-las de fato com o coração. Você está preparado para isso?
A CONSISTÊNCIA E FREQUÊNCIA DAS AÇÕES ADOTADAS
É importante estar preparado e disposto a lidar com os resultados de suas ações filantrópicas também pelo fato de que elas farão com que seu público automaticamente enxergue em seu negócio a preocupação em ajudar o próximo, o que sem dúvidas gera encanto e até mesmo ajuda a fidelizar clientes.
Logo, se unir a apenas uma causa para ganhar destaque e depois esquecer a questão social não será algo visto de forma positiva, sendo preciso adotar uma frequência que possa ser acompanhada de perto por seus clientes.
OS TIPOS DE AÇÕES QUE PODEM SER ADOTADOS
Não, definitivamente não existe a obrigatoriedade de doar dinheiro para uma instituição para que seu negócio seja visto como filantrópico e preocupado com as causas sociais, afinal existem diversos tipos de ações que você pode adotar para fazer o bem ao próximo
sem afetar o lucro do seu restaurante.
Algumas ações sociais que seu restaurante pode adotar
Essas ações acima citadas incluem:
DOAÇÃO DE ALIMENTOS
Por mais que haja controle de estoque, não é raro encontrar restaurantes que se veem obrigados a descartar alimentos que sobram, e é nessa hora que você pode começar a fazer o bem, doando esses itens a instituições que precisam deles.
Caso estejam prestes a estragar ou vencer, experimente utilizá-los na criação de pratos que possam ser servidos para os moradores de rua, por exemplo. Afinal, não é só no inverno que devemos nos mobilizar para mantê-los alimentados e aquecidos.
RECEPÇÃO DE EVENTOS
Instituições sem fins lucrativos nem sempre conseguem com facilidade um local adequado para a realização de eventos que visem arrecadar fundos, então por que não disponibilizar o seu restaurante para esse propósito?
Você pode até mesmo criar seu próprio evento, como um jantar cujo lucro será destinado a alguma ação. Não é preciso aguardar um pedido de ajuda para começar a agir.
PROJETOS SOCIAIS EDUCATIVOS
Também é possível se unir a projetos sociais educativos ou criar o seu. Considere dar palestras em escolas ou mesmo receber alunos em seu restaurante para falar sobre empreendedorismo, gastronomia e outros temas que julgar importantes e úteis.
A doação de dinheiro, obviamente, também é uma forma de filantropia e de fato interfere diretamente nos seus impostos, podendo até mesmo ser fixa. Em seu
cardápio para restaurante, informe que parte das vendas são destinadas a alguma instituição para que seus clientes estejam cientes de que estão fazendo parte de algo maior, que vai além de uma simples refeição.
Converse com seu contador a respeito e não deixe de considerar também essas outras formas de utilizar o seu negócio para fazer o bem a quem precisa. Aliás, nada impede que você adote todas elas.