Cardápios Criativos: 6 dicas de criação para surpreender o cliente
Um restaurante de sucesso precisa oferecer um bom menu atraente, além de um atendimento com excelência e um ambiente atrativo. O cardápio é o pilar que completa essa experiência dos clientes e pode ser o fator determinante nas vendas.
Além dos produtos oferecidos, o cardápio precisa conter elementos criativos que despertem não só as vontades do consumidor, mas transmitam o conceito da casa e o valor agregado de cada prato ou bebida.
Para deixar o seu cardápio ainda mais criativo, veja algumas dicas de criação que reunimos para te ajudar a surpreender o cliente e alavancar as vendas.
1 – A criatividade do cardápio deve refletir do conceito do restaurante
Conforme pontua nosso parceiro, o consultor de restaurantes Matheus Lessa, o conceito do restaurante precisa estar conectado ao público-alvo. O cardápio também deve fazer parte desse processo e sua estética precisa dialogar com a proposta do seu negócio.
Isso significa que, na hora de montar um cardápio a distribuição das cores, os elementos gráficos, as fontes tipográficas, o material escolhido e todas as características que dão o tom criativo devem dialogar com o conceito e a marca da casa.
Isso significa que o conceito deve permear todos os elementos visuais de um cardápio, desde a distribuição das cores, até as fontes tipográficas e cores utilizadas em cada página ou material gráfico do seu estabelecimento.
Muitos clientes costumam frequentar estabelecimentos do ramo de alimentação simplesmente por se identificarem a estética do local. Procure manter uma unidade entre a identidade visual da empresa e o cardápio. A experiência do cliente será mais rica e trará mais personalidade ao seu restaurante.
2 – Se atente aos padrões de navegação dos olhos no cardápio
Durante alguns anos, acreditava-se que os olhos dos clientes eram mais atraídos pelo canto superior direito da página, o que indica que os itens mais lucrativos deveriam ser colocados lá.
Mas um estudo do professor Sybil Yang, da San Francisco State University (EUA), sugere que os clientes costumam ler os menus como se fosse um livro, e a leitura começa no canto superior esquerdo.
Existem diversos estudos que apontam quais áreas do cardápio mais atraem a atenção dos clientes. Pesquise informações sobre como montar um cardápio e veja qual está mais adequado ao formato de menu que você deseja trabalhar.
3 – Adeque o tom da tipografia do seu cardápio
O tipo de letra traduz o clima do restaurante e deve combinar não só com a proposta do negócio, mas deve também fazer uma "mistura" com o ambiente. Em outras palavras deve ser mais um elemento da identidade do restaurante.
A tipografia deve ser um dos primeiros elementos a serem planejados para criar um cardápio criativo. Confira abaixo algumas formatos tipográficos mais adequados para cada estilo de negócio:
Fonte old english ou blackletter: estilo mais tradicional, antigo e elaborado;
Serif old: tradicional, clássico, transmite formalidade;
Modern Serif moderno: passa a impressão de autoridade, traz impacto;
Transition Serif: modernidade, simplicidade e padrão;
Square ou Slab Serif: transmite força e impacto;
Sans Serif: transmite modernidade;
Script: mais clássico, transmite elegância, importância e valor agregado;
Nada impede que você possa utilizar um tipo de letra diferente e até ousado no cardápio. Isso imprime uma personalidade única e que pode criar no cliente um elo especial com o conceito do seu negócio.
IMPORTANTE: certifique-se de que a letra será confortavelmente legível para o cliente, caso contrário, pode até desestimulá-lo a fazer pedidos.
4 – Crie um elemento especial para deixar o cardápio criativo
Assim como nos pratos, o menu pode receber elementos especiais que podem deixá-lo ainda mais atrativo.
Por exemplo, se o restaurante oferece opções para públicos específicos, como vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose e glúten, você pode criar um box especial para dar destaques a esses diferenciais.
É possível também criar elementos gráficos especiais que sirvam para sinalizar todos os avisos que existem no cardápio, como ofertas, combos e promoções. Essas características precisam ser interligadas (como pela cor, por exemplo) para reforçar a identidade visual do negócio.
5 – Considere utilizar ilustrações
É claro que fotos quase sempre serão bem vindas no cardápio, desde que em uma quantidade visualmente agradável e cujas imagens sejam bem trabalhadas por profissionais especializados.
Mas nada impede que o seu restaurante também possa trabalhar com ilustrações e ícones. A vantagem de utilizar esses elementos é o fato deles ajudarem a imprimir a personalidade do restaurante no menu.
Na hora de pensar no seu cardápio, fuja dos clichês e observe o que as ilustrações e ícones realmente significam no contexto. Por exemplo, você não precisa do esboço de uma pimenta para descrever um item picante.
6 – Organize o cardápio com linhas e caixas de texto
Antes de o cardápio entrar no processo de design, procure revisar e agrupar as informações em categorias para tornar o seu menu mais organizado, evitando, dessa forma, retrabalhos.
Atenção especial na revisão das informações de contato, como telefone e perfis nas mídias sociais, para garantir que estejam atualizados e corretos.
Para que o menu não fique caótico ou confunda o cliente na hora de procurar as categorias, o uso de linhas e caixas de texto podem ajudar a orientar o consumidor especialmente nas categorias com mais itens, além de serem elementos que darão mais charme ao menu.
Na hora de ilustrar os preços, o recomendável é utilizar cores e tipografias sutis para que ele tenha menos destaque e o que fique mais relevante ao cliente seja a experiência do produto.
Você não precisa preencher todos os espaços do menu, prática que inclusiva o torna poluído. O fundo pode conter uma cor sólida ou elementos mais neutros, como ilustrações suavizadas.
Como você pode conferir, é possível fazer um cardápio criativo para alavancar as vendas do seu negócio.
Para tornar esse desejo uma realidade, você precisa de uma empresa com profissionais especializados que saibam traduzir o que há de melhor em seu negócio para o cardápio, gerando uma experiência incrível e que certamente vai surpreender os clientes.
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