O final de ano está aí e muitas pessoas certamente querem encerrá-lo celebrando com amigos e a família. É comum que, nesse período, empresas organizem confraternizações com funcionários, amigos se reúnam para se presentearem ou famílias prefiram comprar pacotes natalinos e desfrutar de todo o conforto em vez de montar a ceia em casa. É aí que os restaurantes entram como locais importantes para receber esses eventos especiais.
Ainda que o cenário econômico continue desafiador, há uma expectativa do setor em uma melhora no desempenho. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, a previsão para o último trimestre deste ano é um faturamento 5% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Seu restaurante está realmente preparado para atender à demanda? Veja dicas sobre como aumentar o lucro do seu restaurante com as festas de final de ano.
1- Prepare-se para o alto movimento
Planejamento é essencial para qualquer período do ano e para as festas de dezembro não é diferente. Organize o layout do salão e priorize as grandes mesas para acomodar os grupos de clientes. Tome cuidado para não limitar o espaço entre as mesas para preservar o conforto e a segurança dos consumidores. Além disso, os garçons precisarão de espaço para se deslocarem com mais facilidade para atenderem as mesas, ainda mais em um período de intensa atividade.
Invista em mecanismos que agilizem o atendimento e a cozinha, como opções de pagamento à mesa, treinamentos de capacitação e providências de abastecimento de estoque. Lembre-se que muitas pessoas, impulsionadas por eventos de final de ano, irão conhecer seu restaurante pela primeira vez e esta é uma grande oportunidade de causar uma excelente boa impressão.
Para aprender como atrair essas pessoas, vale conferir nosso post sobre
Como atrair clientes para restaurantes e também a aula que gravamos sobre REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS DE ALIMENTAÇÃO, com Carolina Terra
2- Contrate mão de obra adequada
As equipes de atendimento e cozinha precisam estar em uma quantidade adequada para atender ao aumento da demanda. Os pratos podem ser preparados com o máximo de qualidade, mas podem perder todo o sabor para os clientes se demorarem muito tempo para recebê-los. É comum que muitas pessoas aproveitem o final de ano para trabalhar em empregos que necessitam de mão de obra extra.
Você pode atribuir a membros novos tarefas simples como limpar mesas e recolher bandejas. São atividades que não exigem treinamento especial e permitem que os funcionários mais experientes possam se concentrar em tarefas mais complexas e agilizar o atendimento ao cliente.
3- Capriche na decoração do restaurante
Cores prateadas, douradas, verdes e vermelhas costumam marcarem presença na decoração das mesas e do espaço. Além das decorações tradicionais como as de Natal e Ano Novo, você pode realizar projetos conceituais alternativos, de acordo com a proposta do seu estabelecimento. Você pode utilizar, por exemplo, elementos decorativos engraçados ou, se o seu restaurante possui um mascote, pode trabalhá-lo para ser um ótimo atrativo para famílias com crianças.
Uma tendência mundial é a utilização de materiais reciclados, como garrafas PET, papel e outros componentes para a decoração de Natal e Ano Novo, capazes de gerarem resultados surpreendentes. Sua equipe também precisa estar no clima, então deixe-a vestida de cores como vermelho e branco, que lembram as festas de fim de ano. Se isso representar muito custo ao estabelecimento, você pode apenas permitir que usem o gorro de Papai Noel, por exemplo. Mas lembre-se de que esses elementos precisam estar de acordo com a proposta e o perfil de público do seu restaurante.
4- Ofereça atrativos às empresas
As confraternizações de empresas são os eventos mais importantes quando falamos em aumentar o lucro do restaurante com as festas de final do ano. Ofereça descontos exclusivos, como serviço de buffet, ou pacotes previamente estabelecidos. Realize campanhas nas mídias sociais e distribua panfletos nas empresas próximas ao seu estabelecimento.
Restaurantes que possuem áreas reservadas com um telão e microfone para discursos e agradecimentos costumam terem mais apreço pelos empresários. Procure encaixar esses eventos entre segunda e quarta-feira, pois ajuda a levar mais movimento para dias mais fracos, além de ser muito mais confortável para os frequentadores.
5- Converta reservas em fidelização de clientes
Ao trabalhar com reservas, ofereça mimos como um presente, brinde ou descontos para quem faz o pagamento antecipadamente, ou leva uma quantidade de pessoas estrategicamente interessante para seu restaurante.
Procure coletar contatos como e-mail e telefone para que futuramente possam receber campanhas, ofertas e novidades do seu restaurante. Faça campanhas nas mídias sociais do estabelecimento ressaltando as vantagens de se fazer uma reserva no local – e reforce com uma linguagem no melhor estilo “Corra! É por tempo limitado!”.
Outra estratégia interessante é analisar as listas anteriores de reservas para celebrações de empresas, happy hours, aniversários, celebrações de Natal e Ano Novo e enviar e-mails para convidar esses clientes. Disponibilize um link exclusivo para que possam fazer suas reservas e ressalte que essas pessoas possuem benefícios exclusivos. O mesmo pode ser feito para clientes que fazem as melhores avaliações em canais pela internet.
6- Desenvolva um menu específico
Criar um menu específico para as festas de fim de ano com promoções especiais, combinações de pratos e drinks diversificados é uma boa estratégia para aumentar as vendas do restaurante nas festas de fim de ano.
É importante elaborar o cardápio com muito planejamento, já que será um período de muita demanda, o que não permite trabalhar com pratos que demandem muito tempo de preparo. Por meio da
Engenharia de Cardápio, faça uma seleção dos pratos mais pedidos e que trazem maior lucratividade ao seu restaurante, e destaque esses elementos no cardápio.
Isso ajudará tanto na redução de custos com mercadorias como irá agilizar o preparo na cozinha. Outro recurso importante para montar um cardápio especial é o cruzamento de insumos, que é a utilização de ingredientes de forma estratégica para compor diferentes pratos, gerando economia para o restaurante tanto no estoque quanto na agilidade do atendimento. Não esqueça também de trabalhar as receitas tradicionais sazonais, especialmente para o verão.
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