O ano está no fim e é comum que grupos de amigos procurem restaurantes para se reunirem e celebrarem conquistas, o encerramento de fases, se presentearem ou simplesmente se reverem. O Happy Hour (hora feliz, traduzido do inglês), é um momento de descontração entre amigos cada vez mais popular e incentivado inclusive por empresas interessadas em aumentar a interatividade das equipes. O evento é uma ótima oportunidade para o restaurante aumentar a sua lucro, se promover e fidelizar clientes. Seu estabelecimento está preparado para colher os frutos desse momento? Então continue a leitura e veja algumas dicas de como atrair clientes para o Happy Hour de final de ano no restaurante.
Trabalhe preços especiais para o Happy Hour
De acordo com um estudo realizado pela empresa norte-americana de consultoria Technomic, 46% dos consumidores responderam que foram atraídos por preços baixos das bebidas durante o programa de Happy Hour dos restaurantes. Ainda segundo a pesquisa, 41% acham que os preços praticados nos Happy Hours realmente são ótimos motivos para ir e visitar um restaurante.
Você pode criar preços especiais de acordo com faixas de horário estratégicas, como um chope a um preço reduzido até um determinado período, por exemplo. Escolha um grupo de bebidas e alimentos com potencial para o Happy Hour (como cervejas e porções) e monte combos que podem ser sugeridos como “as melhores opções para celebrar um momento tão importante”. Para cobrir os custos, aumente cuidadosamente os preços dos itens de menu mais vendidos.
Importante: oferecer descontos e promoções implica em um cuidadoso trabalho para não desequilibrar o seu caixa. É importante trabalhar com
fichas técnicas para ter a noção dos custos de cada produto e da prática correta de preços. Para te ajudar a elencar quais pratos são mais rentáveis e populares do cardápio e definir preços mais justos, aplique também a
Engenharia de Cardápio.
Crie promoções para grupos
Uma boa oportunidade para atrair clientes para o Happy Hour do restaurante é realizar promoções para grupos na qual são oferecidas combinações especiais de pratos e bebidas. Existem promoções que também oferecem brindes como vinhos, porções especiais ou double, ou uma garrafa de cerveja especial para celebrar com os amigos. Um sorteio de um almoço grátis ou um vinho especial após os clientes consumirem um determinado valor também pode ser uma ideia interessante.
Trabalhe essas promoções em horários estratégicos, especialmente nos períodos e dias de menor movimento, justamente para atrair mais clientela. Hoje também é comum que grupos procurem pacotes especiais em sites como Groupon, então pode ser uma boa estratégia para divulgar o seu estabelecimento e atrair clientes ao seu restaurante.
Use as mídias sociais do restaurante para atrair clientes
As mídias sociais são um dos canais mais importantes para atrair clientes ao seu restaurante, em especial o Facebook e o Instagram, mais populares. Faça posts convidando os usuários com algo como “Venha fazer seu Happy Hour conosco!” e destaque as vantagens de quem escolher o local.
Você pode também divulgar promoções interativas, com descontos para quem compartilhar o post ou curtir a página por exemplo. Você pode também fazer transmissões ao vivo do local, para mostrar a alegria do ambiente e a confraternização. Se o local possui apresentação ao vivo, por exemplo, essa pode ser um post especial também para transmitir um clima positivo da casa. Aproveite o potencial das mídias sociais e projete a sua marca.
Horários mais recomendados para promover o Happy Hour
De acordo com o estudo da consultoria Technomic, o horário ideal para o início do Happy Hour é às 17h, já que os consumidores costumam se encontrar após o trabalho. É mais produtivo priorizar o Happy Hour em dias de menor movimento e após o final de semana, como as segundas e terças.
Isso atrai clientes para o horário e não sobrecarrega a cozinha em dias tradicionalmente com maior movimento. Uma tendência das grandes cidades é oferecer o Happy Hour após as 22h, principalmente às sextas, já que possibilita que muitas pessoas possam chegar em tempo de encontrar os amigos.
Crie um cardápio especial para a ocasião
As cervejas e porções costumam ser as campeãs de pedidos no caso do Happy Hour, mas se o seu restaurante oferece um tipo de culinária específica, como japonesa, por exemplo, você pode investir em pratos e bebidas que remetam à felicidade e confraternização de amigos conforme a cultura local.
Inclua alimentos que são fáceis de preparar e que devem ser vendidos rapidamente. Selecione grupos de produtos, estude as melhores combinações e aplique o cruzamento de insumos, ou seja, utilize ingredientes de forma inteligente para criar novos pratos e bebidas.
É muito importante que os funcionários estejam devidamente instruídos a sugerir pratos e a esclarecer dúvidas sobre os combos e ofertas especiais.
Outras dicas para alavancar as vendas no Happy Hour
- Treine seus funcionários para proporcionarem a melhor experiência em atendimento aos clientes para gerar principalmente uma boa primeira impressão. É importante também que eles aprendam a sondar avaliações sobre os pratos e o local.
- O consultor em restaurantes Matheus Lessa faz uma recomendação importante aos proprietários: saia dos bastidores, circule entre as mesas, converse com os clientes, peça opiniões, e se possível, saiba os nomes e preferências dos clientes para que eles se sintam especiais. O proprietário não precisa esperar aparecer um problema para ter contato direto com os consumidores.
- Procure meios de montar um banco de contatos dos clientes, que pode ser obtido ao se cadastrarem para uma promoção, avaliação, ou até mesmo quando acessarem o Wi-Fi do local, caso ofereça. Esses contatos serão importantes para que, no futuro, você possa enviar convites para voltarem ao estabelecimento em outras datas importantes para comemorar o aniversário, por exemplo, inclusive com ofertas exclusivas.
- O ambiente pode se tornar ainda mais interessante e inesquecível ao cliente se houve alguma atração especial, como música ao vivo ou DJ, karaokê, humoristas ou mesmo transmissões de jogos ou eventos especiais pela televisão, por exemplo.
E por fim,
ter um Happy Hour com muitas cadeiras ocupadas por si só não é um indicativo de sucesso. As pessoas precisam consumir, sua marca precisa ser promovida para “grudar” na mente das pessoas, e os clientes que escolheram seu restaurante precisam ficar com a melhor das recordações para que se sintam estimuladas a voltar e indicá-lo para outras pessoas. Em outras palavras, o Happy Hour no seu restaurante deve ser um bom propulsor de movimento e vendas.
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