A escolha do ponto comercial é uma das etapas mais importantes para quer busca saber
como montar um restaurante, mas muitas vezes é que a menos recebe atenção. Não que os empreendedores não reconheçam sua importância, porém acabam por ignorar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no sucesso do negócio.
Obviamente de nada adianta criar o conceito perfeito de restaurante com todos os detalhes possíveis se na hora de tirá-lo do papel for feita a escolha por um ponto comercial que não converse com o que foi planejado.
Saiba mais a seguir.
Dicas de como escolher o ponto comercial para o seu restaurante
Para não correr o risco de ver seu negócio fechando as portas justamente por ter escolhido o ponto comercial errado, siga essas dicas básicas:
ESCOLHA UM PONTO QUE COMBINE COM SEU PÚBLICO-ALVO
O estudo de público-alvo é importante não só para que você determine os valores que serão cobrados em seus pratos: é ele que irá ajudar na escolha do ponto comercial ideal, afinal públicos diferentes exigem imóveis e principalmente localizações diferentes. Se o seu restaurante é jovem e descontraído, por exemplo, colocá-lo perto de universidades é uma boa ideia.
CONSIDERE TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO DO PONTO ESCOLHIDO
Ainda falando de localização, não se guie pelo conceito de que esquinas são os melhores locais para um ponto comercial por terem maior visibilidade, pois isso nem sempre é verdade. Pontos no meio de quarteirões movimentados podem ser tão interessantes quanto, sem citar a questão do acesso: uma esquina com muita visibilidade pode não ser necessariamente acessível por estar numa avenida com muito movimento de veículos, mas com pouco acesso para pedestres.
AVALIE A CONCORRÊNCIA AO REDOR
Por incrível que pareça, a
presença da concorrência é um bom sinal, afinal se há restaurantes funcionando perto do ponto comercial escolhido significa que o seu estabelecimento também possui chances de sucesso. Busque saber mais sobre esses restaurantes, observando o horário de funcionamento de cada um deles e o fluxo de clientes que atendem por dia ou em determinado horário: essas informações podem ser extremamente úteis.
O que não fazer ao escolher um ponto comercial para o seu restaurante
Para saber como escolher o ponto comercial perfeito para o seu restaurante é preciso saber também quais erros devem ser evitados.
Com base nas dicas acima podemos dizer que alguns desses erros são não estudar o público-alvo previamente e escolher um imóvel sem considerar a vizinhança ou o acesso a ele, mas há muitos outros que não devem ser esquecidos.
É imprescindível começar a busca pelo imóvel perfeito com a maior antecedência possível, pois o período entre o contato com o dono ou a imobiliária até a assinatura do contrato pode ser longo. Ter apenas uma ou duas opções também não é o ideal: se esforce realmente e visite todos os pontos comerciais que puder, dessa forma terá maiores chances de negociação e poderá realmente achar o que procura ao invés de se contentar com algo que não te cativou por medo de não conseguir algo melhor.
Por fim, nunca se esqueça de avaliar todas as condições do contrato de locação e considerar os valores da reforma, caso seja necessária. Muitos empreendedores se atentam somente à quantia que irão gastar com o aluguel e não se preparam devidamente para os outros custos.
Como podemos notar a escolha do ponto comercial é tão importante quanto a criação do
cardápio para restaurante e do conceito perfeito para o seu negócio, portanto dê a devida atenção a essa etapa. Escolhendo da forma correta e aplicando uma gestão eficaz, o sucesso será apenas questão de tempo.