Como fazer um cardápio: checklist com 20 pontos para aumentar seu lucro
Você está começando seu restaurante, lanchonete ou outro tipo de estabelecimentos que lida com refeições e não sabe ao certo como fazer um cardápio? Esse é um problema comum para muitos empresários, afinal a parte administrativa merece atenção, o que torna mais difícil encontrar tempo para aprender a criar esse item tão importante da forma correta. Nessas horas, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada e seguir dicas básicas sobre o assunto, como as que colocamos nesse post.
Antes de conferir cada uma, saiba mais sobre a importância de um cardápio.
A importância do cardápio
Num primeiro momento, podemos dizer simplesmente que a importância do cardápio se dá por que ele é responsável por expor ao cliente os pratos com os quais a casa trabalha. O que muitos empresários não sabem é o impacto dessa poderosa ferramenta nos lucros da seu estabelecimento, e por isso ele merece toda atenção possível.
A disposição correta de todas as opções facilita a leitura e a escolha, porém a fonte escolhida, o layout, as imagens e todas as demais características também devem ser trabalhadas cuidadosamente, afinal o cardápio é um dos principais itens que irá representar seu negócio, e muitas vezes ajudará a formar a opinião do cliente em relação à primeira impressão que tem do local que ele escolheu para se alimentar.
Como fazer um cardápio
Confira abaixo 20 dicas de como montar um cardápio da forma correta e aproveitando todo o potencial que esse item possui para aumentar sua lucratividade:
1 – Escolha o formato do cardápio
Uma das decisões acerca do cardápio é o formato adotado. Nesse quesito existem duas opções que podem ser trabalhadas, sendo elas o cardápio aberto ou fechado, cada uma apresentando suas vantagens. O cardápio aberto, porém, é indicado para estabelecimentos que contam com poucas opções e pode distribui-las de forma harmoniosa, e que dê leitura, em uma única folha. Caso existam muitas opções de prato, porém, ele acabará ficando muito grande ou com as informações muito juntas umas das outras, o que atrapalha o cliente nos dois casos.
Outro ponto ruim é que não possibilita trabalhar com capas, que podem dar um tom único de sofisticação.
2 – Conheça os tipos de cardápio
Existem basicamente 3 tipos de cardápio, sendo que cada um exigirá um nível determinado de trabalho por parte da sua cozinha e, se não forem bem trabalhados, podem influenciar no que diz respeito ao desperdício de comida.
Você pode trabalhar a opção á-la-carte, dando liberdade para que o cliente monte sua refeição escolhendo o que quer de entrada, prato principal e sobremesa, deixando todos os itens separados e com seus respectivos valores, ou pode oferecer somente refeições prontas, onde o pedido de determinado prato já inclui os outros itens. Nada impede também que você tenha um cardápio misto, com os dois tipos.
3 – Escolha o design que será trabalhado
O design correto faz toda a diferença no cardápio, por isso é importante trabalhar todos os elementos de forma harmoniosa, deixando as informações bem claras, guiando o olho do cliente e facilitando sua escolha. Esses elementos incluem fontes, formas geométricas, cores e até mesmo espaço em branco, por isso é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada na criação de cardápios, que tenha designers que saibam criar essa harmonia de forma rápida e profissional.
4 – Considere o público na hora de criar
Uma informação importante na hora de criar seu cardápio é o público para o qual ele será direcionado, afinal cada um possui seus gostos também no que diz respeito à estética. De nada adianta abrir um restaurante francês, por exemplo, voltado para pessoas de alto poder aquisitivo e bom gosto, utilizando uma fachada e ambientação incríveis, se o cardápio for simples em todos os seus detalhes.
O ideal, nesse caso, seria investir em um modelo com capa de couro, por exemplo, e outros materiais de qualidade, além de trabalhar o design de forma elegante.
5 – Trabalhe pratos que reflitam a proposta do restaurante
Ainda seguindo o exemplo acima, imagine que estranho se o seu restaurante, sendo francês e de padrão elevado, servisse lanches simples ou algum prato que, mesmo também sendo francês, seja simples demais para o seu público. Seria no mínimo estranho e não ajudaria a passar a imagem desejada. Sendo assim, busque colocar no cardápio e em sua cozinha somente pratos que traduzam exatamente o conceito do seu negócio.
6 – Desenvolva a ficha técnica de cada item
Ao definir todos os pratos que serão servidos e incluí-los no cardápio, tenha preparada também a ficha técnica de cada um. É nela que estarão exatamente todas as informações pertinentes a cada prato, como forma de preparo, ingredientes, rendimento, tempo de preparo e outras, que tornarão o trabalho da cozinha muito mais ágil e servirão para consultas ou mesmo resolução de possíveis problemas.
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7 – Defina a composição dos pratos
Caso não trabalhe com o modelo á-la-carte e escolha servir pratos prontos, tenha previamente definidas suas composições antes de criar o cardápio. Quando falamos em prato pronto estamos nos referindo à uma refeição completa, com entrada e prato principal por exemplo (pode ter mais itens, como a sobremesa), que devem ser apresentadas com clareza para os clientes.
8 – Considere almoço e jantar separados no mesmo cardápio ou em cardápios diferentes
Se você serve almoço e jantar e os pratos mudam de acordo com o horário do dia, estude deixá-los em sessões separadas no cardápio ou mesmo em cardápios diferentes. Dessa forma o cliente não se confunde e acaba pedindo algo que não pode ser preparado no momento.
9 – Veja se o modelo de restaurante permite cardápios semanais
Determinados tipos de restaurante, como os populares, costumam adotar cardápios semanais e essa também pode ser uma questão analisada por você, dependendo do seu tipo de estabelecimento. Essa forma de trabalhar o cardápio possibilita que sua cozinha trabalhe sem imprevistos, pois a equipe saberá exatamente o que terá que ser feito a cada dia, possibilita que suas compras e estoques sejam trabalhados mais facilmente e também ajuda a educar os clientes, uma vez que já saberão exatamente quais são os pratos servidos e farão o pedido de forma mais rápida.
10 – Ofereça opções menores e pratos compartilháveis
Uma tendência que vem ganhando o mundo da gastronomia é oferecer pratos em porções bem menores, que possibilitam que o cliente prove diversos itens do seu cardápio, e também pratos maiores, que podem ser compartilhados com outras pessoas. Considere oferecer também essas opções e verá que, ao contrário do que parece, elas podem ser um diferencial e contribuir positivamente para o seu faturamento.
11 – Atente-se à disposição correta dos itens
Outro ponto extremamente importante, fora design e local onde cada prato ou sessão será colocado, é trabalhar a disposição correta das partes que o compõem. O nome, a descrição e o preço devem seguir uma ordem e estarem em lugares específicos para chamar mais atenção dos clientes e vender seus melhores pratos.
12 – Faça uma descrição correta
A mesma deve conter os ingredientes que compõe o prato, se possível informando até mesmo se possuem algum tipo de corante. Isso deixa a comunicação com o cliente mais clara, mostra que há transparência por parte de sua equipe e alerta quem possui alergia a algum ingrediente.
13 – Busque oferecer também pratos para diferentes públicos
Sem que seu negócio perca a identidade e o conceito, é possível criar uma sessão no cardápio com itens especiais para pessoas do seu público-alvo que tenha alguma restrição alimentar ou tenha adotado uma alimentação diferenciada como modo de vida. Na sessão de sobremesas, por exemplo, pode haver opções sem lactose e, em outras, pratos vegetarianos ou veganos.
14 – Atente-se aos erros de português
Os principais componentes de um cardápio, além das imagens, são as palavras, por isso tenha especial atenção para que nada saia escrito errado, principalmente os nomes dos pratos e demais itens. Podem parecer erros bobos, mas passam para o cliente uma imagem de descuido que não deve existir em hipótese alguma.
15 – Considere deixar os melhores pratos no final
Essa tática, bem como deixá-los em posições estratégicas, leva o cliente a ter que olhar todos os outros pratos antes, o que automaticamente os torna mais conhecidos e pode fazer com que sejam pedidos também.
16 – Não misture pratos principais, bebidas e sobremesas
Deixe cada categoria em suas devidas sessões, a fim de não misturá-las e confundir os clientes. Cada item tem seu devido lugar e cada sessão possui sua hora de ser folheada, e um bom cardápio preza justamente por essa organização. Pode ser, inclusive, que o ideal seja criar um novo cardápio ou carta para deixar tudo ainda mais organizado, como a carta de vinhos.
17- Utilize imagens sensacionais
As palavras são importantes, mas, como dizem, uma imagem vale muito mais, principalmente quando se trata de comida. Se possível, contrate um fotógrafo profissional especializado em gastronomia para fazer as fotos de seus pratos, e evite comprar imagens na internet, pois dificilmente irão condizer com o que sai da sua cozinha, o que pode decepcionar os clientes. Se precisar de uma arte feita por designers especialistas em gastronomia, fala com a gente ;)
18 – Informe no cardápio a cobrança de taxas
Se houver, é importante que seja informado para evitar que haja algum mal-entendido. Isso vale para qualquer tipo de taxa, seja ela a porcentagem do garçom ou o couvert.
19 – Aplique a Engenharia de Cardápio
Esse termo é empregado na criação de cardápios que realmente deem resultados e, portanto, deve ser adotado por você para que o seu investimento não seja em vão. Um dos principais objetivos da Engenharia de Cardápio é, com base nas fichas técnicas e em outras informações, descobrir qual a disposição correta dos pratos, como citamos acima, o que é capaz de aumentar sua lucratividade em pelo menos 15%.
20 – Contrate uma empresa especialista para realizar o serviço
Aplicar a Engenharia de Cardápios da forma correta, porém, não é tarefa para ser realizada por qualquer pessoa, por isso é importante contratar uma empresa que saiba realizar o serviço e de fato entregar um resultado que aumente seus lucros.
Na i9Menu toda a criação de cardápio é feita por uma equipe de designers especialistas em artes gastronômicas, que junto aos nossos consultores, estudam as fichas técnicas e trabalham cada prato de forma estratégica no seu menu, para potencializar ao máximo a os lucros do seu restaurante.
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