Como inaugurar um restaurante: 10 dicas práticas para lotação máxima

Como inaugurar um restaurante: 10 dicas práticas para lotação máxima

Ter um negócio próprio no ramo de alimentos é o sonho de muitas pessoas, mas é necessário um bom investimento em dinheiro, tempo, paciência, cuidados e ações efetivas de marketing para começar no caminho certo e de forma saudável. O setor é competitivo e mais da metade dos restaurantes no Brasil fecham as portas entre o primeiro e segundo ano de funcionamento, de acordo com informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes nacional (Abrasel). Por isso que a inauguração é uma das fases mais importantes para iniciar sua trajetória com o pé direito e, para te ajudar nessa estreia, reunimos 10 dicas comprovadas sobre como inaugurar um restaurante, causar uma excelente primeira impressão nos clientes e atrair lucro para o seu negócio.

 

1- Escolha um bom ponto comercial

Em entrevista ao UOL, o consultor de marketing do Sebrae-SP, Marcelo Sinelli, afirmou que 60% do sucesso de um negócio depende da escolha certa da localidade comercial. Pontos com grande fluxo de pessoas, como universidades, bancos, hospitais, terminais de ônibus, estações de metrô e trem, centros empresariais ou bairros boêmios ajudam na visibilidade do seu estabelecimento e potencializam o número de clientes, especialmente os que possuem concorrentes nas proximidades.

Muitas vezes até o lado da rua em que você se encontra pode fazer a diferença no fluxo de pessoas que vão ao seu estabelecimento. Alguns empresários do ramo de alimentação dizem inclusive que se você tem um imóvel e pretende abrir algo relacionado à comida, mas não está numa boa localização, muitas vezes é mais viável apenas alugar o imóvel e evitar perder tempo e dinheiro em algo que tem grandes chances de não dar o resultado que você espera.

 

2- Faça um checklist

Liste todas as atividades relacionadas à inauguração, como o tipo de evento (coquetel, churrasco ou festa, por exemplo), período de duração (um dia, semana ou mês), encomendas de brindes promocionais, itens de decoração, convidados especiais, layout das mesas, compromissos com fornecedores, mão de obra, kits de mídia, notificações à imprensa sobre a inauguração, cronograma de posts nas páginas do restaurante nas mídias sociais, entre outros elementos para que tudo esteja em ordem e sua estreia seja um absoluto sucesso, levando em consideração também a pós-inauguração.

Para melhor organização e gerenciamento, estabeleça quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída dentro de um cronograma especial e a partir da data de abertura. Se necessário, crie horas extras e pontos de mudanças para acomodar imprevistos. Não se esqueça também de analisar todos os pontos da estrutura da cozinha, dos banheiros e principalmente de iluminação, levando muitas vezes alguns amigos para um “soft-opening” ou uma simples visita no restaurante, para analisar se eles conseguem ver todas as sinalizações, se locomover com facilidade no espaço, e principalmente: se eles conseguem ter uma boa visão do letreiro e do salão do restaurante do outro lado da rua. A iluminação e seu desgaste com o passar do tempo é um fator muito importante que muitos empresários não prestam a devida atenção.

 

 

3- Acerte todos os detalhes

Tudo tem que estar perfeito para que você possa inaugurar seu restaurante com sucesso e a atenção aos detalhes é primordial. Providencie para que seu estabelecimento esteja em conformidade com higiene, manipulação dos alimentos, placas sinalizadoras, funcionamento das máquinas, computadores, sistemas, site, decoração (inclusive da fachada), condições para estacionamento, entre outras necessidades.

Providencie também um fotógrafo oficial para registrar o evento, divulgá-lo nas mídias sociais da sua empresa e atiçar quem não esteve presente a ir conhecer.

 

4- Treine e estimule seus funcionários

Treine bem seus colaboradores sobre como apresentar a casa e causarem a melhor primeira impressão com um excelente atendimento. Eles precisam entender a proposta, os diferenciais e estarem prontos para tirar todas as dúvidas que os clientes terão ao entrar na casa pela primeira vez, especialmente sobre a composição do cardápio. Esse também o momento de reforçar o espírito de trabalho em equipe e estimular a motivação dos seus funcionários.

 

5- Crie expectativas

Seu restaurante será inaugurado e as pessoas que frequentam a região ganharão uma nova opção para fazerem suas refeições, além de aproveitar momentos especiais ao lado de familiares e amigos. Divulgue a data e horário de inauguração e mostre que será um grande acontecimento, destaque promoções e outras atrações. Reforce todos os diferenciais do restaurante e faça questão de divulgar tanto na fachada da casa quanto nas redes sociais e principalmente pela distribuição de folhetos no comércio local, incentivando a divulgação dos funcionários desses comércios, dando em troca por exemplo um almoço para quem indicar mais pessoas. Basta pensar em uma forma simples e rápida de mensurar essas indicações, como a impressão de uma simples folhinha em cada mesa, para que as pessoas marquem por onde ficaram sabendo do restaurante.

 

6- Faça parcerias com empresas e influenciadores

Outro meio de atrair clientes para a inauguração do seu restaurante é por meio de parcerias com empresas locais. Se o estabelecimento fica em uma região comercial, proponha convênios na qual os colaboradores ganhem descontos ao frequentarem a casa. Convide blogueiros da área de gastronomia e outros tipos de influenciadores digitais para conhecer a casa, oferecendo um jantar de cortesia ou pelo menos um bom desconto.

 

7- Realize promoções nas mídias sociais

No dia 27 junho de 2017, o Facebook anunciou que a plataforma atingiu 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o que mostra o poder deste tipo de comunicação. Essa e outras mídias sociais são ideais para a realização de promoções e se aproximar do seu público para atrair mais clientes para o seu restaurante. Você pode fazer posts interativos pagos e oferecer promoções e brindes para quem trazer um amigo para o dia da inauguração, por exemplo.

 

8- Corresponda às expectativas

Até aqui falamos sobre como inaugurar um restaurante usando de estratégias de marketing, parcerias e outras providências para divulgar esse evento tão importante. Mas de nada irá adiantar criar expectativas se o restaurante não corresponde-las. Além de um atendimento rápido, cordial e prestativo dos funcionários, os clientes esperam no mínimo um local confortável (tanto em cadeiras como em temperatura e iluminação), facilidades de pagamento, ambiente limpo, e pratos cujo sabor e preço realmente valham a pena para voltar outras vezes, então não se esqueça de proporcionar uma experiência à altura.

 

9 - Capriche bastante no cardápio

O cardápio é o primeiro contato do cliente com o restaurante e caso não seja bem elaborado, certamente trará impressões negativas, por mais que o atendimento e o ambiente sejam excelentes. Capriche nas descrições claras e que saibam vender bem as opções, além de indicar itens como baixo teor de gordura, sódio e colesterol, por exemplo, para satisfazer a públicos específicos. Tudo isso é para que o consumidor feche com chave de ouro a experiência que se dispôs a vivenciar ao frequentar seu restaurante pela primeira vez.

 

10- Dica mais importante sobre como inaugurar um restaurante: faça uma boa mensuração

É muito importante avaliar a primeira impressão de quem esteve na inauguração para corrigir possíveis falhas e planejar a próxima estratégia de marketing para atrair mais clientes. Pergunte a cada um como descobriu o local e anote a informação para saber qual tipo de mídia deu mais retorno (panfletos, posts nas mídias sociais, influenciadores digitais etc.), além de avaliações sobre o ambiente, limpeza, atendimento e o cardápio. Com base nessas informações, você poderá determinar onde mais investir e o que descartar.

Nesta última dica, vale citar que essa é a principal dificuldade de uma divulgação e quanto mais você conseguir simplificar esse processo, mais resultados vai ter. Acreditamos que ter um site bem estruturado é o melhor caminho para automatizar ao máximo as divulgações e promoções do seu restaurante.

Tem alguma ideia que não citamos aqui ou qualquer dúvida sobre sua inauguração?

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