O número de empresas que fecham as portas antes mesmo de completarem um ano, independente do ramo de atuação, é alarmante. Para que o seu negócio não entre para essa triste estatística, é importante saber como reduzir os custos do seu restaurante, questão essa que é muito discutida por inúmeros proprietários e deve receber atenção constantemente, e não apenas em tempos de crise, quando se torna ainda mais urgente.
Com custos menores se torna muito mais fácil identificar o lucro e investir o dinheiro economizado em melhorias, então confira abaixo 7 ideias para começar a poupar:
Armazene seus produtos da forma correta
Fique atento a itens que estão próximos da data de validade, já estão vencidos ou estão contaminados por algum motivo. Realize um controle de estoque criterioso, não só identificando quais produtos devem ser utilizados primeiro, quais devem ser descartados e outras exigências desse tipo de gestão, mas também cuidando constantemente para que o local de armazenamento esteja devidamente higienizado e protegido.
Quanto menos produto tiver que ser substituído e quanto mais itens forem adquiridos respeitando a quantidade que realmente é necessária, maior será sua economia.
Escolha os fornecedores com cuidado
Encontrar um bom fornecedor não é fácil, principalmente em tempos de crise, mas basta dedicar alguns minutos do seu dia para fazer uma pesquisa de quem pode te atender da melhor forma e utilizar o potencial do seu restaurante a seu favor.
Lembre-se que para não haver gastos desnecessários é importante avaliar se há descontos e promoções de acordo com o número de itens comprados e se a oferta é vantajosa para ambos os lados, apresentando preços justos e produtos de qualidade. Não tenha medo de negociar e, se preciso, de trocar de fornecedor.
Pense no que pode ser descartado
Grandes são as chances de você ter em seu restaurante muitas coisas que não são mais úteis ou que nem mesmo chegaram a ser usadas, que podem perfeitamente ser descartadas. Na hora do descarte, porém, busque estar acompanhado de alguém que saiba identificar tais coisas e dar o melhor direcionamento a elas: o chef, por exemplo, pode identificar óleo queimado ou cascas de alimentos que podem ainda ter muitas finalidades para outras pessoas e estão apenas ocupando espaço.
Para ajudar o cobrir os custos que você teve para adquirir esses itens, procure instituições que possam comprá-las, lembrando que o descarte ou venda pode ser aplicado a eletrônicos, móveis e diversos outros itens. Uma geladeira velha, por exemplo, pesa bastante na conta de energia, sendo preciso substituí-la para diminuir os custos do restaurante.
Use e abuse da criatividade
As sobras são um problema que todo restaurante precisa enfrentar, então por que não descobrir como utilizá-las a seu favor? Basta colocar a criatividade em ação e muitos produtos que iriam para o lixo poderão ser transformados em componentes para pratos diversos, evitando que seu dinheiro também seja jogado fora. Converse com seu chef ou seus cozinheiros sobre a possibilidade de transformar frutas em doces, legumes em picles, restos de carnes em embutidos e o que mais vier à mente e puder ser testado.
Construa parcerias
A construção de parcerias com outros restaurantes pode parecer um tanto improvável, pois se trata da concorrência, porém um grupo de compra com outros proprietários pode facilitar a negociação com fornecedores, uma vez que diversos itens serão adquiridos em quantidades bem maiores. Essa pode ser uma saída para conseguir bons descontos e, consequentemente, diminuir os custos com as compras. Esse tipo de parceria pode ser útil também na contratação de serviços diversos.
Tenha um bom escritório de contabilidade
Pode ser que você queira cuidar dos seus próprios números, mas sem esse profissional é impossível analisa-los da forma correta. Procure um bom contador e converse com ele ao menos uma vez a cada seis meses para ter uma visão mais estratégica sobre seus custos e o que pode ser cortado ou trabalhado de forma diferente.
Invista na manutenção preventiva
Prevenir sempre é o melhor a se fazer, então invista tempo e se preciso dinheiro e pequenos ajustes e correções em seu restaurante como um todo. Contratar um profissional para analisar o estado dos equipamentos da cozinha sem dúvidas é mais barato do que esperam que quebrem e tenham que ser concertados ou substituídos.
Como o cardápio ajuda a reduzir o custo do restaurante
Outra forma simples de reduzir os custos é apostando em materiais gráficos que sejam duráveis e não exijam substituição constantemente. Ao comprar um
cardápio para restaurante de qualidade e feito por quem entende do assunto, por exemplo, a necessidade de troca será muito menor além de ter vantagens exclusivas no que diz respeito aos custos para impressão de novas páginas, no caso de escolher a i9 Menu como parceira.
Para apostar nesse último detalhe como forma de reduzir o custo um restaurante que você possua, fale conosco agora mesmo nos comentários ou pelo nosso chat e entraremos contato em menos de uma hora.