O ano está no fim e muitas pessoas já estão com a cabeça nas viagens que irão realizar entre as festas e o começo do ano. É por isso que, neste período, o número de turistas nas principais cidades brasileiras costuma aumentar. São pessoas que procuram conhecer as belezas e também a as riquezas da gastronomia local.
Independentemente se sua cidade tem ou não um fluxo alto de turistas, é importante levar em consideração que essas pessoas podem comentar sobre suas viagens nas mídias sociais e em sites de avaliação como o Trip Advisor, e uma experiência inesquecível no seu restaurante certamente será lembrada e mencionada – uma divulgação e tanto para a sua marca.
E aí, seu estabelecimento está pronto para esta temporada? Veja nossas dicas a seguir e prepare seu restaurante para receber turistas e aumentar as vendas durante o período de férias.
Treine seus funcionários para serem embaixadores da região
É importante que sua equipe esteja bem preparada não só para lidar com o alto movimento e atender aos clientes com excelência e agilidade, mas também saiba vender os pratos, esclarecer dúvidas e ser proativa para fazer o cliente se sentir especial. Os seus colaboradores precisam agir como uma espécie de “embaixadores da região” e devem ser treinados como tal para receberem os visitantes adequadamente. Contrate colaboradores que conheçam e estão familiarizados com o local, pois os turistas também gostam de pedir conselhos sobre lugares especiais para visitarem. Se o seu restaurante recebe turistas estrangeiros, busque contratar pessoas que falam especialmente o inglês ou estimular outros colaboradores a aprenderem o idioma. Isso evita barreiras e gera uma relação de maior confiança entre a clientela e os funcionários.
Crie uma decoração diferenciada
Turistas geralmente possuem o tempo livre e estão mais abertos a conhecerem informações sobre a cidade ou bairro que estão visitando, então aposte em uma decoração diferenciada, que pode levar temas como o verão ou características da cultura local ou do tipo de gastronomia que a casa trabalha.
Você pode decorar o ambiente com fotografias antigas da região ou investir em outras formas visuais para contar a história local e curiosidades gastronômicas. Se o restaurante possui uma tradição na região ou uma história muito curiosa, essas temáticas podem servir de inspiração. Homenagear um ritmo musical local ou uma personalidade famosa também podem ser ótimos temas.
Aliando à decoração, você pode promover outras atrações como música ambiente ou, no clima do verão, apresentações musicais para agitar a galera, especialmente se o perfil de público que frequenta o local é mais jovem.
Procure ser localizado e receber avaliações
Cadastre-se no
Google Meu Negócio e em sites como o Trip Advisor, para que as pessoas que escolherem a cidade onde ficarão hospedadas e buscarão por locais para comer possam visualizar o seu estabelecimento.
Nos seus perfis de mídias sociais como o Facebook, procure manter atualizados todos os dados do local, como endereço, horário de funcionamento, telefones, facilidades para estacionamento, formas de pagamento, entre outras informações importantes.
À medida que seu restaurante se tornar mais popular, ele começará a receber avaliações nessas em outras plataformas especializadas – e elas vão aparecer para as pessoas que buscam localizar o seu estabelecimento.
Monitore esses resultados, busque responder tanto aos elogios quanto às críticas. Isso mostra que a casa é atenciosa com os clientes e busca sempre melhorar. Pesquise como os clientes tomaram conhecimento do seu restaurante – isso lhe dará um mapa de quais formatos de divulgação foram mais eficientes e quais precisam de ajustes.
Faça parcerias locais para atrair turistas ao seu restaurante
A relação entre o segmento de alimentação e hospedagem é muito próxima principalmente neste período de férias, pois muitos turistas costumam levar em consideração se a região tem restaurantes próximos antes de escolherem onde vão se hospedar.
Converse com representantes de hotéis, hostels e outras empresas do setor de turismo e proponha parcerias como descontos especiais para os hóspedes ou pacotes fechados.
Distribua panfletos, cartões de visita e outros materiais de propaganda para o seu restaurante para que os locais de hospedagem possam recomendá-lo aos turistas. Outra oportunidade de parceria envolve o patrocínio de eventos como shows e outras atrações culturais do município – é a sua marca exposta aos olhos de muitos turistas.
Trabalhe com preços adequados e promoções atraentes
Existe uma prática em locais turísticos de aumentar os preços a valores exorbitantes, mas cuidado para não afastar os clientes, que podem perder a vontade de saborear os pratos se acharem os preços muito altos para o que é ofertado.
Por isso, é importante mensurar a renda média dos clientes que frequentam o estabelecimento – incluindo turistas, para que a prática de preços não fuja da realidade. Promova ofertas especiais para públicos específicos (como grupos de turistas) e faça anúncios nas mídias sociais na qual os usuários precisam deixar seus endereços de e-mail e outras informações de contato para terem acesso aos benefícios.
Essa estratégia é interessante especialmente para franquias, pois podem continuar a relação com clientes e turistas enquanto estes viajam para diferentes locais.
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Estou numa cidade que fica mais vazia neste período, e aí?
Se o seu restaurante fica em uma dessas localidades, pense que muitos que ficaram na cidade estão em férias e querem aproveitar mais tempo com a família e os amigos – e comer fora pode ser um ótimo programa. Você pode promover eventos com música ao vivo ou degustações de sobremesas, além de outros produtos que refrescam as altas temperaturas.
A prática de ofertas e promoções que estimulam as pessoas a trazerem amigos é uma boa alternativa para aumentar as vendas. Mas atenção: ainda que em quantidade menor, turistas também podem escolher o seu restaurante, já que muitas pessoas preferem fugir de destinos muito procurados (e cheios) e aproveitarem um local com menos movimento.
Crie um cardápio de restaurante especial para receber os turistas
A maioria dos turistas quer obter a experiência da culinária local, então capriche no cardápio e ofereça opções que divulguem a gastronomia da região. Como estamos no Verão, opções que refrescam as altas temperaturas, como sucos e sorvetes, também são muito bem vindas.
Trabalhar com ingredientes sazonais pode ser uma ótima opção para aprimorar o cardápio neste período. Procure oferecer cardápios em outros idiomas, como o inglês e espanhol, para o conforto dos clientes estrangeiros. Procure ajuda especializada para a tradução correta dos pratos e principalmente na hora de descrever os ingredientes.
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