Marketing para restaurantes: 9 ideias validadas para aumentar as vendas
Que estratégias de marketing para restaurantes você tem usado para divulgar seu estabelecimento e estimular as vendas?
Cuidados com a identidade visual, presença nas mídias sociais e treinamento adequado para funcionários se tornarem embaixadores da marca são algumas das estratégias mais adequadas, o que ajuda a atrair clientes e e a lucratividade do seu estabelecimento.
Veja 9 ideias validadas para aumentar as vendas e tornar o seu negócio ainda mais lucrativo ;)
1- Identidade visual adequada
A identidade visual precisa transmitir todo o conceito do seu negócio, e para isso é importante que ela seja cuidadosamente planejada, desde a concepção do logotipo, passando pelo cardápio, guardanapos, jogos americanos, uniformes, placas de sinalização, decoração, mídias sociais, material de propaganda impresso (folhetos, cartão de visita, cupons de desconto etc.) e outros elementos que compõem o seu negócio.
Para realizar esse trabalho tão importante, é necessária a contratação de um profissional especializado, que saiba traduzir e contextualizar o seu estabelecimento em uma marca consistente.
2- Busque diferenciais
Pergunte-se: o que diferencia o seu restaurante dos demais?
Fuja de conclusões genéricas como “atendimento diferenciado”, “comida de qualidade”, “ambiente agradável” ou outros aspectos que na verdade são uma obrigação.
Pense em elementos que façam o público já identificar a sua empresa de cara, como um molho especial, uma receita exclusiva, um brinde incrível ou outro tipo de recurso que grave a sua marca na memória dos clientes. Se o diferencial for relacionado à um prato, destaque ele no cardápio e TENHA CERTEZA QUE ELE É LUCRATIVO ;)
Tendo essa consciência dos seus diferenciais, certamente ficará muito mais fácil estabelecer estratégias de marketing para o seu restaurante atrair mais consumidores.
3- Treine seus funcionários para venderem a marca
Os funcionários precisam conhecer a proposta do estabelecimento e estarem afiados com tudo que se refere ao restaurante, como formas de pagamento e horário de funcionamento. Proporcione a degustação de alguns pratos pelo menos a um dos profissionais de atendimento, como o gerente, por exemplo.
Peça para observarem os aromas, sabores, porções e toques especiais da casa. É com base nessa experiência que poderão vender melhor o cardápio para os clientes.
Instrua-os também a sondar a satisfação do consumidor após a refeição e a reportá-la nos canais de avaliação, como a página do Facebook.
Os colaboradores são representantes da marca e quase sempre é por meio deles que o cliente tem as primeiras impressões do restaurante, seja pelo atendimento, pela agilidade ou mesmo pela forma como a empresa lida com seu time.
4- Tenha uma boa base de dados dos clientes
Aproveite todas as oportunidades para reunir informações sobre os seus clientes, tais como nomes, números de telefone e e-mails. Incentive o seu time a recolher contatos dos clientes ou, caso o local ofereça Wi-Fi, disponibilize ao cliente um local no site da casa ou aplicativo para que ele possa se cadastrar para ter acesso à internet.
Nas mídias sociais, crie posts que estimulem clientes a efetuarem cadastro no site para receber promoções, sorteios e outros benefícios exclusivos por meio de ferramentas como o e-mail marketing.
Uma pesquisa da National Restaurant Association (EUA) aponta que 57% dos consumidores provavelmente visitarão restaurantes com programas de fidelidade e esse fator pode aumentar o lucro do negócio em até 35%.
5- Apareça nas mídias sociais
A divulgação do seu negócio passa pelas redes sociais e por isso é imprescindível a criação de uma página principalmente no Facebook, que concentra uma grande base de usuários.
Certifique-se de preencher todas as informações necessárias na descrição, como o endereço, horário de funcionamento e formas de pagamento. O Instagram é outra rede social muito utilizada e que tem crescido em número de usuários com o passar dos anos.
Como lá o foco são as imagens, capriche nas fotos do cardápio e também nas hashtags (#) para que seu estabelecimento seja facilmente localizado.
Para saber mais como as mídias sociais podem ajudar a aumentar os lucros do seu restaurante, assista a nossa entrevista exclusiva com uma das maiores especialistas em Social Media do país, a consultora, professora e relações públicas Carolina Terra:
6- Trabalhe com bom conteúdo
Além de ofertas e promoções, seu restaurante pode postar outros conteúdos atrativos nas mídias sociais. Se o seu restaurante é especializado em comida japonesa, abordar curiosidades históricas e gastronômicas podem ser uma boa ideia. Ou se o seu estabelecimento já é tradicional, você pode contar curiosidades históricas da casa ou de alguns pratos famosos.
Conteúdos com humor que envolvam o cotidiano (piadas com segunda ou sexta-feira, por exemplo) costumam ser bem aceitos pelo público, mas é preciso ter cuidado para não ofender determinados grupos e gerar impactos negativos na marca.
7- Procure ser localizado
Quando uma pessoa busca referências sobre um local, é cada vez mais comum que ela recorra a sites especializados em avaliações, como o Fousquare, kekanto e o TripAdvisor, especialmente se ela é turista e está pesquisando bons restaurantes para comer.
Além de poderem fazer check-ins nos locais, os clientes podem deixar avaliações e comentar sobre o que mais recomendam em relação ao local. Se o garçom observou que o cliente saiu muito satisfeito, essa é a hora de convidá-lo gentilmente a deixar uma avaliação do local em um serviço de sua preferência.
Uma opção interessante para divulgar o seu restaurante é cadastrá-lo no Google Maps, o que dará visibilidade ao seu estabelecimento, principalmente para quem pesquisar por restaurantes no Google.
Para saber mais, clique em nosso post sobre como adicionar um restaurante no Google Maps que explica o passo a passo para se cadastrar.
8- Invista em materiais impressos
Além das mídias sociais, os materiais impressos também são importantes como estratégia de marketing para divulgar o seu restaurante.
Invista em cartões de visita, folhetos e outros materiais impressos cuidadosamente planejados por um especialista para chamarem a atenção dos destinatários, que podem ser tanto passantes na rua onde está o seu estabelecimento, como empresas e instituições de ensino próximas, por exemplo.
Os folhetos, em especial, costumam anunciar promoções e/ou eventos importantes, e podem servir como cupom de desconto para quem apresenta-los na hora da refeição. Atente-se às informações de contato como endereço, telefone, horário de funcionamento e mídias sociais.
O ponto mais importante de qualquer estratégia de marketing para restaurantes
Um dos componentes fundamentais para o funcionamento do restaurante é o cardápio, afinal, é o item principal que um cliente procura ao visitar o seu estabelecimento. Ele precisa funcionar como um anúncio para os serviços que seu negócio oferece, além ter um visual atrativo e estrategicamente definido para ser uma ferramenta bem sucedida.
Um menu bem elaborado pode aumentar seu faturamento em até 30% e, por isso, as estratégias de marketing passam diretamente pelo cardápio. Em outras palavras, você tem o poder de aumentar seu lucro em suas mãos e, por isso, cuide bem dele e conte com nossos especialistas da I9 Menu para te ajudar nessa tarefa.
Veja alguns cases de sucesso e modelos de cardapio para restaurantes