FIPAN 2017: veja como foi e confira entrevistas exclusivas
Sabor de inovação, empreendedorismo, conhecimento e oportunidades. Esses foram os principais ingredientes da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Promovida pela Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão) e pela Seven, a FIPAN é a maior feira do setor na América latina e a quinta do mundo. VEJA NO FINAL DO TEXTO O LINK DAS NOSSAS ENTREVISTAS EXCLUSIVAS O evento ofereceu degustações, palestras, e apresentou as novidades do setor de panificação e varejo independente de alimentos. O local recebeu mais de 60 mil visitantes, compostos principalmente por proprietários, diretores ou gerentes de estabelecimento que atuam no setor. Os inscritos também participaram cursos de capacitação e aprimoramento realizados pela FIESP, SENAC E IDPC – escola técnica de panificação e confeitaria mantida pelo Sampapão. A i9 Menu teve a honra de participar de mais uma edição do evento e apresentar novidades em cardápios – elemento muito importante para o sucesso do setor. Um dos principais destaques da Feira foram os produtos no segmento FIT, como sucos de frutas com proteínas necessárias na dieta de praticantes de atividade física, e alimentos como pães, doces e iogurtes planejados especialmente para pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e que seguem o estilo de vida fitness. Alimentos mais tradicionais como massas, chocolates, geleias e cafés também tiveram os seus espaços garantidos no evento por meio da apresentação de novos sabores, texturas e experiências gastronômicas. Cada vez mais presentes nas padarias, as pizzas tiveram grande destaque por meio do Espaço FIPAN Pizza Roldão, que ocupou uma área de 900 metros quadrados e ofereceu diversas atrações como demonstrações de chefes pizzaiolos e lançamentos de produtos das marcas Aurora Alimentos, Caparroz, Arrifana, Nestlé, Moinho Anaconda, Ferri, Catupiry e Harald, além outras novidades ligadas à cadeia da pizza. As palestras contaram com nomes conhecidos do segmento, como a gerente-executiva de marketing da Seara Brasil, Flávia Arruda, o chef pizzaiolo Sudário Silva e o campeão do campeonato nacional de pizzaiolos, Rafael Fonse. Com o sucesso do espaço na edição de 2016, a Sampapão e a Roldão Atacadista decidiram repetir a parceria e ampliar a programação neste ano. Outro lançamento de destaque na FIPAN 2017 foi a Arena do Confeiteiro, um espaço de aproximadamente 600 metros quadrados, quatro auditórios com capacidade para 30 espectadores cada e que ofereceu palestras, aulas e demonstrações de novidades no setor de confeitaria no país. Os visitantes participaram de aulas práticas e tiveram contato com temas como cake design, confeitaria gourmet, doces exóticos, chocolates premium, técnicas avançadas de confeitaria, entre outros diversos temas do segmento. Profissionais renomados como os chefs Luiz Farias, Ricardo Campos, Rapha Barros, Fernando Oliveira e Renata Araciro compartilharam suas receitas de sucesso, além de ensinarem técnicas incríveis que enriqueceram o conhecimento dos presentes O evento foi patrocinado pela Souza Cruz, e teve apoiadores como o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo (AIPESP), Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), International Union of Bakers and Confectioners (UIBC) e a Confederação Interamericana da Indústria do Pão (CIPAN).