Fispal 2018 conta com Espaço Opção Vegana para ajudar empresários a diversificar seus cardápios

Fispal 2018 conta com Espaço Opção Vegana para ajudar empresários a diversificar seus cardápios

Já é bastante evidente a tendência crescente no mundo na preferência de consumidores por alimentos considerados mais saudáveis, seja pela maior preocupação com a saúde, ou pela adoção de estilos de vida como o fitness, vegetarianismo ou veganismo. Pensando nisso, a Fispal 2018 traz o espaço Opção Vegana, que reúne profissionais da área para abordar a inclusão desse tipo de alimentação em um cardápio. Com o objetivo de também te ajudar nessa difícil missão, separamos neste artigo 4 dicas para tornar seu cardápio mais saudável, mas para se aprofundar mais, visite esse espaço na Fispal e depois venha conhecer nosso stand para descobrir como é barato deixar seu menu constantemente atualizado, lindo e principalmente: lucrativo. Vamos às dicas.

1 – Estude o público que você deseja impactar

De acordo com um estudo recente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada vez brasileiros estão a procura de uma alimentação mais saudável. A mesma pesquisa também aponta que 71% dos entrevistados preferem consumir produtos mais saudáveis no seu cotidiano, mesmo que precisem pagar mais caro por eles. Mas o simples fato de oferecer saladas em um menu não o torna mais saudável. Se perguntar por aí sobre o que é um cardápio saudável, você receberá diversas respostas diferentes, desde aquelas que envolvem uma quantidade de calorias até aquelas que afirmam que um cardápio bem equilibrado é definido presença ou não de conservantes químicos. Há também aqueles que consideram o fato de não haver glúten ou uma quantidade ideal de carboidratos e calorias como os fatores chave de um cardápio saudável. Exemplificamos tudo isso acima apenas para ilustrar que, na verdade, a melhor resposta para saber como tornar seu cardápio mais saudável é: estude o público do seu restaurante. A implementação de um cardápio saudável de sucesso pode ser iniciada com pequenas pesquisas e experimentações, que podem ser posteriormente avaliadas por meio de pesquisas de satisfação, para definir as próximas estratégias. Uma grande mudança no seu cardápio pode gerar um grande prejuízo para você, então comece primeiro estudando quem já frequenta e gosta do seu estabelecimento, para identificar o que essas pessoas gostariam de consumir de mais saudável no seu cardápio.

2 – Analise e substitua alguns ingredientes do seu cardápio

Após a análise o seu cardápio atual junto aos clientes, observe quais produtos possuem menos calorias e quais combinações poderiam receber incrementos de origem natural ou ajustes de porção ou no preparo. Utilize a Engenharia de Cardápio e as Fichas Técnicas como ferramentas auxiliares na hora de desenvolver essa estratégia. De posse dos dados de alimentos mais saudáveis, você pode reformular o cardápio para destacar esses diferenciais, ajustando alguns ingredientes com o auxílio de um especialista, como o chef da sua cozinha. Veja algumas sugestões gerais para começar essa mudança em seu cardápio: — Trocar o óleo vegetal por opções como azeite de oliva em saladas ou no preparo de batatas fritas, por exemplo; — Servir porções menores; — Usar sucos naturais ou xaropes sem açúcar no preparo de coquetéis; — Aumentar a oferta de sucos preparados na hora no lugar dos industrializados; — Diminuir a oferta de alimentos pré-embalados e processados; — Cultivar ingredientes em uma horta ou trabalhar com orgânicos; — Diminuir ou evitar o uso de sal; — Se for o foco, oferecer mais carnes assadas ou grelhadas, que são mais saudáveis do que as fritas ou refogadas; — Reduzir ou substituir o açúcar industrializado pelo orgânico, mascavo, entre outras alternativas para adoçar produtos; Produtos que carregam a bandeira "saudável" geralmente são mais caros, e isso não é diferente quando falamos de insumos. Contudo, como os clientes que consomem esses produtos não estão exatamente preocupados com preço, mas sim com o conceito que está agregado, então eles não se importarão de pagar um pouco mais. Por isso, é importante se planejar sobre a prática de preços do cardápio, que possa cobrir os custos de produção e atender à margem de lucro do restaurante.

3 – Seja consistente em cada detalhe

O simples fato de oferecer saladas e outros alimentos verdes em um menu não o torna mais saudável. É preciso elaborar o cardápio com base em conceitos nutricionais sólidos, que podem ser obtidos com pesquisa e ajuda de um especialista. Voltando ainda à necessidade de conhecer seu público-alvo, muitas vezes, ele não procura apenas alimentos saudáveis, mas cujo preparo e/ou origem estejam alinhados com seus valores e ideais sustentáveis. Em outras palavras, transmitir a ideia de um cardápio verde precisa ser consistente, e não apenas uma aparência que o consumidor, cada vez mais exigente e detalhista, saberá identificar e apontar.

4 – Agregue valor à marca, informando o cliente sobre as composições do cardápio

Como falamos no começo do texto, o público que busca alimentos mais saudáveis é mais exigente e que saber exatamente o que está consumindo. O que pode, inicialmente, parecer um assunto delicado, na verdade, é uma excelente oportunidade de marketing para o restaurante, já que ao informar o cliente sobre a composição do cardápio, é a chance de agregar valor ao produto. É aí que entra o conceito de um cardápio bem elaborado, com uma linguagem que esteja adequada ao que seu cliente espera do seu restaurante quando se fala em alimentação saudável. Por exemplo, se o produto possui redução considerável de sódio, que você identificou como o diferencial da região, por que não destacar essa informação no cardápio como um diferencial? O mesmo pode ser feito com sucos naturais, ingredientes orgânicos e cultivados no local, entre outros atrativos. O seu restaurante pode também trabalhar com curiosidades sobre alimentos naturais, vegetarianos, veganos, temas relacionados à saúde e bem-estar por meio do cardápio, no jogo americano ou como conteúdo para nas mídias sociais, por exemplo.

Quer se aprofundar mais? Inscreva-se no espaço Opção Vegana na FISPAL 2018

Para se aprofundar mais nesse tema, recomendamos que você compareça à Fispal 2018 e SE INSCREVA NO ESPAÇO OPÇÃO VEGANA, que foi criado pela Sociedade Brasileira de Vegetarianismo para promover encontros com especialistas e orientar quem trabalha ou deseja trabalhar com este tipo de público, proporcionando as melhores novidades do mercado. Você poderá inclusive se beneficiar com uma consultoria preliminar de 20 minutos com um profissional da área, antes do início das palestras, então aproveite!

Sobre a FISPAL 2018

A Fispal Food Service 2018, que acontece entre 12 e 15 de junho, das 13h às 21h, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP), é considerada hoje o maior evento de alimentação da América Latina, reunindo os melhores profissionais e empresas para apresentar suas soluções e conteúdos para os empresários do setor.

Sobre a i9Menu

A i9Menu é a maior fábrica de cardápios personalizados no Brasil e esse ano estaremos na FISPAL mais uma vez para apresentar a diferença de nosso trabalho em relação às gráficas convencionais (que muitas vezes acabam nos indicando para seus clientes). Nosso stand fica na Rua C 101 e nele mostraremos nossas melhores criações de cardápios dentre os mais de 7000 estabelecimentos que já atendemos desde 2013, ano de nossa fundação. Então venha nos visitar e confira nossa aula exclusiva sobre "Como aplicar a Engenharia de Cardápio", que foi concedida pelo nosso parceiro Matheus Lessa, um dos maiores especialistas nesse assunto no país, que montou um curso mais completo com mais de 50 aulas e diversas planilhas para te ajudar a ter um cardápio mais lucrativo. Confira a aula completa clicando aqui. Te esperamos lá!
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Santana a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.