Missão, Visão e Valores de um Restaurante: a importância de fortalecer esses conceitos
Na hora de planejar o seu restaurante, é essencial que sejam definidos três pilares importantes: Valores, Visão e Missão. Eles são diretrizes para o objetivo do seu negócio e devem representar a essência do seu estabelecimento. Compreender os seus objetivos, ser capaz de declará-los na ponta da língua, engajar seus colaboradores sobre a consciência desses elementos e saber colocá-los em prática são passos importantes para quem busca sucesso no seu negócio. Mais do que palavras bonitas ou um reforço da paixão pelo que faz, esses conceitos precisam ser fortalecidos e representativos tanto para a equipe quanto para os consumidores. Como você tem definido e trabalhado os Valores, Visão e Missão do seu restaurante? Saiba mais em nosso artigo a seguir.
Comece pelos Valores
É comum que restaurantes e empresas assumam primeiramente a tarefa de estabelecer a Visão e a Missão e depois os Valores, porém, é por este último que devem começar. Isso ajuda a determinar as duas primeiras e traz mais consistência ao longo de todo o processo. Os valores referem-se aos princípios éticos que irão nortear o cotidiano do restaurante, ou seja, um é um compromisso importante com seus colaboradores e clientes.
Os princípios da empresa devem nortear a gestão e também o trabalho de cada colaborador. É necessário compartilhar com todo o time e reforçar a importância de trabalhar baseado neste código de conduta e ética. Durante o processo de criação de empresa, é importante que o proprietário e sócios (se for o caso) reflitam sobre os objetivos pessoais e como eles podem ser alinhados com as propostas do negócio. Isso evita desavenças futuras e crises que podem desestabilizar o ambiente corporativo e refletir tanto no atendimento quanto na qualidade da comida.
Para criar os valores, o(s) proprietário(s) precisam planejar e listar elementos que gerem noções de importância, valor e utilidade do negócio, conforme o passo a passo a seguir:
1. Liste 10 itens-chave que podem tornar o seu conceito competitivo, como decoração personalizada, uma receita exclusiva ou um ambiente vibrante;
2. Selecione cinco itens-chave relacionados às possíveis opiniões que seus clientes podem emitir sobre seu restaurante. Exemplo: pessoal atencioso e prestativo;
3. Liste 10 palavras-chave relacionadas ao que você não gosta de ver quando frequenta um restaurante, como demora no atendimento, banheiros sujos e mesas desconfortáveis. Com esses elementos, transforme-os em pontos positivos (oferecer um atendimento ágil, prezar pela higiene e conforto);
4. Coloque no papel cinco formas principais de recuperar algum aspecto negativo no atendimento ao cliente, como uma ação corretiva rápida para resolver uma reclamação relacionada à comida.
5. Elenque três principais formas de como o seu time pode aumentar o engajamento, receita por cliente e enxergar oportunidades de negócios. Exemplo: saber vender o menu; identificar oportunidades para melhorar a experiência do cliente, participar de ações que ajudem a comunidade onde o restaurante está localizado.
Pronto, agora você já conhece um pouco mais dos valores do seu negócio e possibilidades relacionadas a ele. Sintetize essas descobertas e crie uma lista dos cinco melhores por meio de palavras curtas e de impacto, que transmitam a intenção do restaurante em gerar importância, valor e utilidade.
O restaurante Patroni, por exemplo, tem como Valores a hospitalidade (relacionada diretamente ao atendimento), a experiência do sabor (“Servimos uma história e uma experiência de consumo”, conforme afirma o site da empresa) e preços justos (onde o cliente saia com a sensação de que seu dinheiro foi bem usado).
Como definir a Visão?
Enquanto os Valores definem os princípios éticos, a visão envolve o que seu restaurante deseja ser no futuro. Em outras palavras, é a meta do seu estabelecimento. É claro que toda empresa que se preze deseja crescer tanto em porte como em lucros, mas neste caso, é necessário definir os objetivos de longo prazo e que sejam atingíveis, como ser referência no setor ou conquistar uma grande representatividade para os consumidores, por exemplo.
E definição da visão precisa ser tangível, ou seja, precisa fazer sentido e ser realista dentro das possibilidades do seu restaurante, especialmente no que diz respeito ao orçamento. Quando falamos de metas, é imprescindível o planejamento de forma esquematizada, com prazos definidos e objetivos anuais.
Como exemplo de Visão, o Burker King reforça o objetivo do reconhecimento: "Ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional", afirma em seu site.
Determinando a missão do seu restaurante
A Missão é definida como a descrição da razão pela qual o seu estabelecimento existe. Todo restaurante, obviamente, tem como função servir refeições, mas pergunte-se: “Por que, para que e para quem o meu restaurante existe?”.
Observe seus pontos fortes e fracos, o público-alvo e fornecedores. Resuma a sua visão em uma promessa simples, mas executável e preferencialmente com menos de 50 palavras. Pense também sobre os produtos oferecidos, especialmente o que representam para os consumidores e quais benefícios possuem além da venda e do lucro.
Tendo a definição da Missão, é mais fácil engajar sua equipe, direcionar estratégias de marketing e estabelecer uma identidade própria para atrair clientes.
O McDonald’s, por exemplo, apresenta como Missão “Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores”. Já a Ninety Nine Restaurant & Pub utiliza palavras inspiradoras relacionadas ao prazer de atuarem no segmento: “Uma paixão para servir”. Já Tasty Burger deseja se tornar um marco nos lugares em que está instalada: “Tornando-se uma parte real de cada bairro em que abrimos”.
Infelizmente, é comum a existência de empresas não se esforçam o suficiente para alcançarem a Missão, Missão e principalmente os Valores estabelecidos, e isso é um grande erro, porque podem não apenas perder excelentes oportunidades para se destacar da concorrência, conquistar clientes e aumentar seus lucros, como também cometer erros de gestão e gerar prejuízos. Para te ajudar nesse cotidiano, veja nosso post com dicas e cuidados sobre como administrar um restaurante na prática.
Para saber sobre outros cuidados que devem ser tomados na gestão de um restaurante, veja nossa entrevista especial com o Chef e Consultor Maurício Tocci, que aborda sobre os 7 principais erros que os restaurantes mais cometem.
Boas vendas!