Os principais desafios de administrar um negócio familiar

Os principais desafios de administrar um negócio familiar

Administrar um restaurante em família é um desafio, e por isso, são necessárias algumas medidas importantes, como a organização financeira, de funções e responsabilidades, além da separação entre questões pessoais e profissionais. De acordo com a Pesquisa de Empresas Familiares no Brasil, divulgada em 2016 pela consultora PwC, 80% das companhias brasileiras são compostas por negócios familiares. Se o seu restaurante faz parte dessa realidade, confira nossas dicas especiais sobre como administrar um negócio familiar e manter a solidez do seu negócio.

1 - Crie uma equipe que some talentos

Você saberia responder qual é o cargo de cada familiar no seu restaurante? Caso não saiba a resposta exata dessa pergunta, talvez seja melhor verificar sobre essa questão o quanto antes. Na hora de definir cargos ocupados pelos parentes, mais do que o vínculo familiar, são os talentos de cada um que devem ser levados em consideração. Se um familiar possui aptidão e gosto para a cozinha, mas não tem manejo com cálculos e gestão financeira, por exemplo, não faz sentido colocá-lo em um cargo estratégico que mexa com dinheiro. As equipes precisam somar talentos e isso não deve estar relacionado aos laços familiares. Se ninguém da família possui interesse ou aptidão para um determinado cargo, não há problema em contratar um profissional externo, que com sua experiência, agregará conhecimento ao time.

2 - Valorize todos os profissionais igualmente

Outro detalhe importante refere-se à valorização de profissionais de fora da família. Cuidado com o nepotismo para não criar nos outros colaboradores a sensação de que jamais poderão crescer profissionalmente no restaurante, já que cargos de liderança poderão ser ocupados por parentes. Esse tipo de visão negativa certamente influenciará na qualidade do trabalho, além de gerar maior rotatividade no restaurante. Promova uma justa política de carreira, que valorize igualmente os profissionais e coloque pessoas fora da família para ocupar alguns cargos de liderança.

3 - Estabeleça regras para TODOS seguirem

É comum que, em empresas familiares, pessoas pensam que não precisam seguir determinadas regras e podem trabalhar nos dias e períodos que quiserem, sem a necessidade de justificar ausências e agendar férias de modo que não comprometa as atividades. Estabeleça regras na qual os cargos, funções, salários e normas internas estejam claros. A divisão de tarefas precisa estar bem definida, bem como as responsabilidades de cada um, pois é essa organização que dará condições a todos para executar suas atividades com profissionalismo e foco. Assim como os demais colaboradores, essas pessoas também são embaixadoras da Missão, Visão e Valores do restaurante e como tal, precisam ser exemplo para todos.

4 - Mantenha o profissionalismo

Restaurantes familiares costumam ficar com “a cara do dono”, ou seja, carregam os valores morais, culturais e costumes da família. O problema é que isso pode influenciar em todos os aspectos, inclusive no aumento dos lucros e crescimento do negócio. Por exemplo, se o proprietário não tem afeição pelas mídias sociais, o estabelecimento acaba não investindo nos seus perfis, ainda que seja uma das principais estratégias de marketing para divulgar o restaurante. Isso também influencia em questões que podem impactar na imagem do restaurante, especialmente na forma como a família lida com questões relacionadas à religião, representatividade e diversidade tanto do público quanto no quadro de colaboradores. Com o auxílio de um consultor, faça um diagnóstico de quais elementos familiares influenciam no seu negócio, especialmente os negativos, e promova, se necessário, uma reformulação de processos.

5 - Procure separar a vida familiar da vida profissional

Um dos maiores desafios de administrar um restaurante familiar envolve a difícil missão de não misturar o lado familiar e profissional. Quando essa questão não é bem gerenciada, a incidência de situações conflituosas certamente é maior. Evite o excesso de informalidades entre os parentes e procure trata-los pelo nome. Assuntos que são de âmbito exclusivamente familiar não devem ser tratados no ambiente profissional. Além da perda de tempo, esses inconvenientes podem desestabilizar o clima organizacional e criar uma impressão negativa até mesmo nos clientes. Lembre-se: o negócio é o objetivo pela qual todos estão ali. As decisões precisam ser tomadas racionalmente, focando no restaurante e não baseada apenas na cultura familiar/interesses de cada parente envolvido ou problemas de relacionamentos pessoais (como entre marido e esposa, por exemplo).

6 - Tenha uma excelente gestão financeira

O sonho de abrir o próprio negócio é mágico e inspirador, mas quem é empreendedor sabe que é um caminho cheio de desafios e riscos – inclusive de prejuízos financeiros. É comum que sócios familiares acreditem que nos primeiros anos já irão colher os ganhos e dividirem os lucros. Reforce a todos a consciência de que a construção do sucesso do restaurante é uma longa trajetória, que depende de horas de trabalho (às vezes de graça e exercendo outras funções emergenciais), perseverança, equilíbrio emocional, decisões racionais, entre outras medidas necessárias. Então tente zerar ou diminuir ao máximo suas dívidas, estabeleça um salário e controle seus gastos pessoais para que não seja necessário retirar quantias imprevistas da empresa. Sabemos que nem sempre isso é possível, mas vale ressaltar que quanto mais você conseguir acompanhar e estabilizar as despesas do seu negócio, mas ele estará próximo de virar uma rede ou uma franquia. Confira as dicas do nosso parceiro, o Chef e consultor Maurício Tocci, para identificar os erros mais comuns que afastam os empresários da gastronomia do tão sonhado lucro ;)

7 - Prepare um sucessor adequado para assumir os negócios

De acordo com Pesquisa de Empresas Familiares no Brasil, apenas 12% das empresas familiares sobrevivem após a terceira geração. Esse dado mostra o quanto é importante que o fundador do negócio prepare um sucessor. Um erro recorrente praticado por gestores é colocar sucessores diretamente em cargos de diretoria e outras funções administrativas estratégicas como início desse processo sucessório. É importante que o sucessor entenda toda cadeia de funcionamento do restaurante, por isso, ele precisa “começar de baixo”, na produção e especialmente no atendimento aos clientes. Além de preparar um sucessor, é importante que tanto o proprietário quanto outros profissionais da família que atuam no restaurante sejam estimulados a se aprimorarem em suas funções, buscarem especialização e ficarem atentos às tendências do mercado. Como está o cardápio do seu restaurante familiar? Ele atende às necessidades dos clientes? A I9 Menu, referência em cardápio no País, é a solução certa para aumentar as vendas do restaurante por meio de um menu eficiente e bem planejado. Conheça nossos modelos de cardápios customizáveis! Para mais informações, entre em contato por meio do nosso Chat ou pelos telefones 11 2364-6466 (até às 18h) ou no WhatsApp 11 98753-8754 (até 23h, incluindo finais de semana).
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Santana a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.